3 dicas de livros para as crianças
- Jacque Spotto

- 12 de out. de 2021
- 4 min de leitura
Atualizado: 24 de nov. de 2022
1. COLEÇÃO FILOSOFINHOS
De uma forma divertida, a coleção Filosofinhos traz os principais filósofos para o conhecimento das crianças, cada livro descreve um pouco da vida e seus principais pensamentos filosóficos. Nessa coleção temos: René Descartes, Sigmund Freud, Sócrates, Platão, Sartre & Simone de Beauvoir, Karl Marx, Immanuel Kant, Jean Jacques Rousseau e Aristóteles.

Os personagens principais são os próprios filósofos ainda crianças, dessa forma o autor insere uma identificação com os pequenos leitores, fazendo com que eles se sintam mais próximos dos personagens.
"Uma vez, na hora do recreio,
Simone disse sem receio:
"As meninas são fortes como os meninos!
Nós podemos ser como eles,
livres para decidir nossos destinos!""
(p. 20 - Sartre & Simone)
Uma novidade interessante dessa coleção é que todos os livros são bilíngues - Português/Francês. O que é também uma forma da criança se familiarizar com outra língua, mesmo não entendendo o todo ela é capaz de fazer um paralelo com o texto em português.
De todos, Eliza gosta mais do livro do Immanuel Kant, onde de forma lúdica e simples é explicado sua forma do Imperativo Categórico, onde se baseia no dever que toda pessoa aja conforme princípios que considere um bem coletivo, sem prejudicar ou afetar de modo negativo as outras pessoas.
Está aí um ótimo presente para as crianças, uma forma de incluir a filosofia desde cedo na vida dos pequenos.
Coleção Filosofinhos
Textos: Maria de Nazareth Agra Hassen / Cauê Borges / Celso Gutfreind / Pascal Reuillard
Ilustração: Francisco Juska Filho
Coleção Filosofinhos
Tomo Editorial / Leiturinha
2. DE NATURA FLORUM - Clarice Lispector
Está aí um livro que agrada de crianças a adultos. Clarice com uma enorme sensibilidade conseguiu escrever algo que pode ser contemplado por todas as idades. Eliza ficou simplesmente apaixonada pela poética da autora em como descreve a "personalidade" de uma flor, a cada ilustração que parece ter originado juntamente com esses verbetes.

"De Natura Florum" tradução do latim para português: "Sobre a natureza das flores", Clarice de uma forma delicada e através dos aspectos e perfumes das flores as descreve dando formas humanizadas, como uma fábula poética. De flores fortes e sensíveis, misteriosas a alegres, solitárias, festivas e espirituais, todas as formas encontradas nos humanos, Clarice consegue projetá-las nas flores.
"Dama-da-noite
Tem perfume de lua cheia.
É fantasmagórica e um pouco assustadora: só sai à noite,
com seu cheiro embriagador,
misterioso, silente. É também
das esquinas desertas e em trevas,
dos jardins de casas de luzes apagadas
e janelas fechadas. É perigosa"
Muitos não conhecem esse livro de Clarice, aliás, ele foi feito para ser publicado em um espaço pequeno de um jornal. Em 2020 foi publicado em um livro com lindas ilustrações feitas por Elena Odirozola, para comemoração do Centenário de nascimento de Clarice Lispector, este ano de 2021 a Global Editora o publicou em 56 páginas com as mesmas lindíssimas ilustrações da edição espanhola.
Criança ou adulto, você com certeza terminará a leitura desta obra com outros olhos para as flores que encontrar pelo caminho.
De Natura Florum
Escritora: Clarice Lispector
Ilustração: Elena Odriozola
Global Editora
2021
3. AS MENINAS E O POETA - Manuel Bandeira
O primeiro poema que Eliza leu de Manuel Bandeira foi "Trem de ferro", e começou a ler todos os seus poemas do livro "Estrela da manhã", e por aí descobri que ela gostava de poemas mais que livros de prosa, porém, ainda nada supera suas histórias em quadrinhos da Turma da Mônica. Então vi esse livro de poemas do próprio poeta voltado para crianças. Seria uma boa para ela continuar a se interessar por esse gênero.

Impossível falar de poesia brasileira e não vir à mente Manuel Bandeira, não é mesmo? Um dos maiores poetas brasileiros também escrevia poemas às crianças, isso mesmo, o escritor não tinha filhos, mas conhecia várias crianças que eram filhos e filhas de seus amigos e familiares, e toda vez que havia um aniversário, batizado ou data especial, o poeta não lhes dava um simples presente adquirido em uma loja, ele fazia um poema. Quer presente mais significativo que receber um poema feito exclusivamente para você?
Essa era a forma que o poeta acreditava agradar seu ente querido, não somente às crianças mas também aos seus amigos. E com esse ato tão bonito, ele pôde reunir todos esses poemas em um livro, chamado "Mafuá do malungo", palavras de origem africana que significa "bagunça entre amigos". E deste livro foram retirados todos os poemas que eram direcionados às crianças originando o livro "As meninas e os poetas".
Nele encontramos pequenos poeminhas com uma delicadeza que somente Manuel Bandeira poderia escrever. O título de cada um é o nome do próprio presenteado.
"Marisa
Muitas vezes a beira-mar
Sopra um fresco alento de brisa
Que vem do largo a suspirar…
Assim é o teu nome, Marisa,
Que principia igual ao mar
E acaba mais suave que a brisa." (p.49)
Em cada página há uma linda ilustração que, na minha opinião, é um dos mais belos que já vi sobre poesia para crianças. Maurício Negro, o ilustrador, conseguiu captar todo lirismo do poeta e transformá-lo em uma imagem delicada e graciosa.
Espero que gostem da dica e Feliz Dia das Crianças!
As meninas e o poeta
Escritora: Manuel Bandeira
Ilustração: Maurício Negro
Global Editora
2015






























Que linda está a Eliza!!! Amei tudooo...