Senhora - José de Alencar
- Jacque Spotto

- 8 de mai. de 2022
- 2 min de leitura
Há dois anos eu e minha amiga Hilda resolvemos ler Senhora, assim como outros livros, esse aqui parei no meio do caminho rsrs, estava ruim? não, simplesmente parei em algum momento e não retornei, vai entender! Então baixei o app LibriVox, que é uma plataforma onde você encontra diversos audiolivros que estão em domínio público. Foi quando comecei do início novamente, para não correr o risco de ter esquecido alguma parte da história.

O livro apesar de escrito no século XIX, e tendo exageros nas descrições e aquele exacerbamento de sentimentos… Romantismo né gente! não seria diferente. É um livro gostoso de ler, de esperar para onde todo aquele plano de Aurélia vai resultar.
José de Alencar traz em Senhora, uma personagem principal um pouco fora da curva para a época, pois Aurélia é uma mulher forte, decidida e inteligente. Se vê órfã, abandonada pelo "quase" noivo e sem dinheiro, mas recebe uma herança de um avô. Até aqui parece ser um enredo um tanto quanto simples, mas mesmo com a situação que Aurélia se encontra, ela pensa estrategicamente em como se vingar de Seixas, o homem que a abandonou quando ela era pobre, e o pior, ele a deixou para conseguir um casamento mais lucrativo.
É exposto na obra toda a parte de uma sociedade regida por status, pela ambição e aparência diante os outros. O casamento de Aurélia é um bom exemplo de como sua vida exterior era vista de uma forma e era completamente diferente dentro de sua casa.
Em uma época em que as mulheres eram criadas e educadas apenas para um bom casamento, Aurélia sabe de seu papel na sociedade, mas não se deixa iludir por isso. Sabe que não pode viver sozinha e nem administrar seu dinheiro pelos olhos da sociedade, então seu tio que o faz, apenas de fachada, pois ela que administra sua herança. Ela é inteligente e esperta, mas como uma jovem de apenas 19 anos também sofre exageradamente por um relacionamento que não deu certo, criando um plano para se vingar, ou pelo menos, ensinar uma lição ao seu amado Fernando Seixas.
Só aconselho as pessoas que irão ler o livro e estão acostumadas com uma história mais moderna, lembre que aqui o mínimo de liberdade que a personagem pratica, hoje algo comum na vida das mulheres, na época era totalmente fora dos padrões. Também para pessoas que não gostam de muitas descrições, podem achar leitura lenta. Eu gosto de descrições, isso me ajuda muito a visualizar todo o ambiente do lugar assim como o escritor o imaginou.
Uma ressalva, foi que o livro se volta totalmente em torno do casal e da trama de Aurélia e traz um final foi muito curto, a conclusão não passou de alguns parágrafos, poderia ter sido mais desenvolvido. Mas levando em conta que a primeira publicação de Senhora foi em forma de folhetim, talvez pelo formato, tenha tido essa forma de finalização.
E você já leu Senhora? ou algum outro livro de Alencar? O que achou?
SENHORA
Autor: José de Alencar
Editora: Penguin e Companhia das Letras / Audiolivro: LibriVox
Ano: 2013




Comentários