A Invenção de uma bela velhice - Mirian Goldeberg
- Jacque Spotto

- 31 de dez. de 2021
- 2 min de leitura
JÁ PAROU PARA PENSAR EM COMO SERÁ SUA VELHICE?
Em "A invenção de uma bela velhice" a antropóloga Mirian Goldenberg traz reflexões, pesquisas e entrevistas com pessoas acima dos 50 anos e como é para cada um o ato de envelhecer, e é nítida as diferenças do comportamento e visibilidade do envelhecimento masculino e feminino em nossa sociedade e também como cada gênero se identifica com seu "eu" nessa fase da vida.

Apesar do livro falar da velhice em geral, há mais assuntos voltados para as mulheres. O envelhecimento feminino, para a maioria das mulheres, é quase como um fantasma, principalmente para as primeiras décadas de transição, em que ainda é "aceito pela sociedade" alguns comportamentos. Para se adequar ao seu novo status de "mulher respeitável" é necessário se comportar como tal. Diferentemente do homem que não é exigido nada além de sua constância no que ele já exerce.
Em contrapartida a mulher depois dessa fase transitória de aceitação, se encontra com um sentimento de liberdade, onde os filhos já não são seus dependentes, já não há uma cobrança intensa no trabalho nem mesmo dos familiares. Para muitas mulheres essa é a fase em que ela realmente passa a viver como gostaria, e muitas se arrependem de não terem descoberto tal liberdade anteriormente.
"É o melhor momento porque, pela primeira vez, elas se sentem livres para "ser eu mesma"". (p.99)
Confesso que senti falta no livro de algo abordado para a velhice de quem não pode ter essa liberdade, vi que muitas entrevistas as pessoas são de classe média para cima, e fico pensando qual seria a possibilidade de escolha dos mais velhos de classe baixa poderem gozar a vida, se libertarem. Sabemos muito bem que em muitas famílias brasileiras os mais velhos são os provedores do lar, não há essa escolha de poder cuidar de si mesmos, pois ainda mantém a família, ou pelo menos, contribuem para a manutenção da casa, e o tempo para si mesmos vai ficando de lado.
De toda forma é um livro que nos dá uma certa dimensão do que esperar na nossa velhice, de como podemos agirmos hoje para ter uma velhice mais digna e feliz no futuro.
A invenção de uma bela velhice
Escritora: IMirian Goldeberg
Editora: Record
2021




Comentários